Você pode encontrar a resposta aqui.
Open Finance é um novo conceito de negócios que possibilita o compartilhamento dos dados de clientes, de forma rápida e segura, respeitando todos os princípios da LGPD. O principal objetivo é permitir que clientes de Bancos, Fintechs, Seguradoras e Insurtechs possam ter acesso a produtos e serviços cada vez mais aderentes às suas necessidades. É o cliente no centro da tomada de decisão. Simples assim.
Um universo de oportunidades que faz benefícios para empresas e seus clientes, tais:
Ou seja, Open Finance é mais ofertas e benefícios aos consumidores e mais conexões e oportunidades para as empresas.
É a manifestação de que o cliente concorda com o compartilhamento de seus dados ou de serviços. Essa liberação deve ser para finalidades determinadas, livres, informadas, prévias e inequívocas, feita por meio eletrônico.
Um universo de oportunidades que faz benefícios para empresas e seus clientes, tais:
Se você é uma instituição regulada pelo BACEN ou pela CVM, consulte a resposta na pergunta “Quem deve aderir ao Open Finance?” aqui neste FAQ. E se você é um cliente, apenas se tiver interesse na cessão de seus dados financeiros.
O Open Finance brasileiro segue todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), portanto qualquer processo de tratamento de dados deve seguir essas diretrizes.