Já faz um bom tempo que a transformação digital é um dos fatores mais importantes para as empresas que desejam se destacar diante de um mercado cada vez mais competitivo. Ter acesso a certas tecnologias, como o compartilhamento de dados, torna-se um diferencial extremamente importante que pode ajudar muitas delas a alcançar esse objetivo. Contudo, grande parte delas ainda apresentam dificuldades em lidar com essa realidade e acabam obtendo resultados insatisfatórios diante dos investimentos que realizam.
Visando solucionar esses problemas, diversas soluções tecnológicas surgiram, dentre elas as chamadas APIs, ou Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos). Neste artigo, explicaremos tudinho o que você precisa saber sobre elas e as vantagens de aplicá-las em sua empresa! Continue nos acompanhando!
Mas afinal, o que são APIs?
APIs nada mais são do que padrões de programação que permitem a construção de aplicações e sua utilização por meio da troca de informações e dados entre dois sistemas, da forma mais eficiente possível, oferecendo soluções específicas para softwares, sites, aplicativos e similares. Ou seja, as APIs funcionam como se fossem “pontes”/intermediadoras que conectam diversos processos virtuais que não são perceptíveis para a maioria dos usuários.
Uma boa forma de entender isso é por meio da analogia do garçom. Imagine que você está com fome e deseja ir a um restaurante almoçar. Uma vez nele, o que é que você faz? Certamente você não irá até a cozinha e preparará sua própria refeição, tendo que se atentar a todos os processos que ocorrem ali dentro para conseguir comer o que quer, não é mesmo? Ao invés disso, você procura o que deseja comer no menu do estabelecimento e então chama o garçom. Ele anota seu pedido e leva-o para a cozinha para ser preparado. Quando ele estiver pronto, o garçom traz seu prato até você.
A ideia de funcionamento da API é a mesma. A API (garçom) levará seu pedido até o sistema (cozinha) que processará sua solicitação e devolverá uma resposta novamente por meio dele. Assim, tal como no restaurante, você não precisa se preocupar com o que aconteceu na cozinha, tampouco estar envolvido nesse procedimento, pois só sua solicitação basta para que conseguir o que deseja. Desse modo, você economiza tempo e dinheiro e pode focar em outras partes que precisam de atenção em sua empresa.
Para ilustrar isso em uma situação real pense, por exemplo, que você possui um bar e deseja colocar dentro de seu site um mapa interativo, com o intuito de informar às pessoas onde ele está localizado e qual o melhor caminho para chegar até ele. Ao invés de precisar construir esse mapa do zero, você pode simplesmente utilizar uma API que conecte seu site a algum serviço que já oferece esse mapa, como o Google Maps. Para isso, basta que os desenvolvedores de seu site utilizem o código do Google Maps para inseri-lo em determinado local da página de seu site e pronto! ele passará a contar com um mapa interativo dentro dele.
Como dito acima, esse é um processo que a maioria dos usuários não notam, mas frequentemente utilizam. Praticamente toda ação virtual que as pessoas realizam utilizam-se de APIs para funcionar. Quando você compartilha uma música do Spotify ou Deezer em suas redes sociais, cria uma conta em algum app ou site utilizando as informações de seu perfil do Instagram ou Facebook, compartilha contatos em aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou Telegram ou ainda, utiliza o Google Maps dentro de algum site, como no exemplo do restaurante, são sempre as APIs que estão possibilitando essa conexão entre todas essas plataformas.
Quais as vantagens de APIs para seu negócio?
Além de contribuir para uma melhor experiência de usuário de seus clientes, as APIs caem como uma luva na hora de otimizar os processos que as empresas realizam em seu dia a dia, já que elas conectam diversas aplicações independente da tecnologia utilizada no desenvolvimento. Algumas melhorias que as APIs trazem, incluem:
Aumento da produtividade
Como você pôde ver, basicamente, as APIs são aplicações que permitem que um sistema se comunique com outro. Desse modo, é possível criar um ambiente de trabalho altamente integrado, eliminando tarefas manuais e automatizando diversos outros processos internos, economizando tempo e dinheiro. Ademais, também é possível identificar lacunas nos fluxos de trabalho de seus colaboradores, constatando por exemplo, o desempenho das ferramentas que eles utilizam, como organizam seus regimentos internos, entre outras métricas de avaliação.
Aumento da segurança
Uma das maiores preocupações quando se trata de tecnologias digitais é a questão da segurança de dados, e sendo as APIs pontes que transmitem a todo momento esse compartilhamento de informações, é natural que muitas empresas fornecedoras de dados que desejam utilizar alguma API tenham receio do processo. Porém, sabendo disso, as APIs são desenhadas justamente para serem extremamente seguras, pois trazem do sistema da instituição fornecedora apenas o que ela permite que seja acessado, protegendo demais informações em suas bases de dados.
Mitigação de riscos
Se para a fornecedora dos dados/APIs, a principal preocupação é com a segurança na hora do compartilhamento das informações/aplicações, para as solicitadoras o principal ponto de atenção é com os riscos que ela pode diminuir ao usar APIs já consolidadas no mercado, como o exemplo do Google Maps. Afinal, essa ação pode trazer muito mais vantagens e segurança para a empresa, pois ela não precisará construir uma do zero e correr o risco de não sair conforme o planejado.
Descentralização de serviços
Talvez essa seja a principal vantagem das APIs, afinal, o número delas que você pode utilizar é inimaginável. A TecBan, por exemplo, oferece uma solução completa de APIs voltadas para o mercado financeiro e de seguros por meio de seu Open Finance. Confira agora as soluções que podemos fazer pelo seu negócio e venha crescer com a TecBan! Assim, você acaba ganhando mais tempo para focar em outros pontos que necessitam de atenção em sua empresa e deixa o resto com a gente!
E aí? Gostou de saber mais sobre o que as APIs podem fazer por você? Então não deixe de conferir outros serviços como a nossa solução de inteligência de dados.